Buscar

Sabores e Aromas de Provence

Em meio os vilarejos charmosos e a beleza natureza dos vinhedos, cerejeiras e oliveiras milenares, Provence é um dos lugares mais autênticos da França que você não pode deixar de conhecer.



Localizado entre as idílicas Côte D'Azur e os Alpes encontramos a fenomenal cena provençal, que tem como símbolo regional os majestosos campos de lavanda selvagem e natural. Marcada por uma combinação de obras de artes, grandes pintores e renomados museus, a região deixa o seu legado quando falamos de cultura, lar de artistas como Cézanne que nasceu em Aix-en-Provence, o qual retratou toda a sua vida na bela comuna francesa. Picasso viveu seus últimos anos em um agradável chateau próximo a montanha de Ste-Victorie em Vauvenarges.


A região é notória pelos seus românticos e admiráveis campos de lavanda.

O tempo áureo da floração de lavandas provençais inicia-se no meio de Junho e acaba no começo de Agosto. No nosso roteiro levamos até as principais regiões para apreciar os campos em Valensole e também próximo a Sault situada no Luberon.


Curiosidades sobre a Lavanda

A lavanda é da família das Lamiaceas e existem cerca de 6.970 espécies. Entre elas existem duas espécies que são as principais, O lavandin e a lavanda fina.

A diferença entre eles é que o lavandin possui um aroma mais herbáceo, cânforado e estimulante, é cultivado em vários cantos do mundo, incluindo Brasil, e na região de Provence Valensole, onde a bela planta possui uma polimerização que floresce em altitudes acima de 700 metros, ela é conhecida como lavanda do tipo selvagem. Geralmente sua utilização ocorre na fabricação desde perfumes aromáticos, óleos essenciais e também sabonetes. No lavandim encontramos outros compostos como o Cineol e a Cânfora, ambos com poderosos atributos aromáticos. O Cineol, por exemplo, quando inalado promove o relaxamento no nosso organismo, aliviando o estresse e mantendo o equilíbrio emocional. O Cineol possui ainda propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias, sendo utilizado comumente na produção de medicamentos, cosméticos e perfumes.


Na lavanda, destacam-se o Linalol e seus Ésteres. Além de ser o componente químico majoritário no óleo essencial da lavanda, o Linalol é considerado uma das substâncias mais importantes na indústria farmacêutica e de cosméticos, pois possui propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias e ansiolíticas. A lavanda fina possui um aroma mais floral, doce e perfumado, é rica em lina é cultivada em solos terrosos secos aproximadamente acima de 700 metros e são usadas também em perfumes e fórmulas medicinais, sua diferença entre o lavandin é que o seu delicado arbusto costuma ser mais arredondado.



Rota dos campos de lavanda

Os majestosos campos floridos estão espalhados por Provence, mas como duram somente 6 semanas, para não perder tempo, selecionamos algumas regiões onde nosso roteiro percorre e vivenciaremos uma experiência sensorial nos magníficos campos de lavanda.


Plateu de Valensole

Os campos fartos das divertidas flores estão localizados ao longo da estrada em direção ao Digne-les-Bains no Valensole, lá você encontrará as vibrantes arvores posicionadas em fileiras totalmente simétrica. É realmente espetacular!


Gorges du Verdon

A incrível região é uma das nossas favoritas! próximo as cidades de Moutiers Sainte-Marie e Sainte-Crox possui um parque verdadeiramente natural ao redor de cânion, onde pode-se se observar o começo nos campos de lavanda e a maravilhosa finalização nos campos de girassóis.


Abadia de Sénanque

Próximo a região de Gorges está situado a clássica Abadia do século 12, a Sénaque. Infelizmente devido a altitude a lavanda demora a florescer, mas uma sugestão é visitar o local no fim de julho, é a época perfeita para registrar os melhores momentos e ângulos.


Lagarde d' Apt

Na região de Lagarde d'Apt são encontradas os famosos lavandins (lavandas selvagens) que apresentam o melhor dos aromas do mundo.


Plateau d'Albion

Conhecida pela sua arquitetura medieval, a divertida Plateau d'Albion possui um dos vilarejos mais encantadores de todo o mundo, o Banon! Onde o cenário da lavanda harmoniza com os vibrantes monumentos arquitetônicos presentes na região.


Sabores e Aromas de Provence

Viagem em grupo com Guia Brasileiro.

DURAÇÃO: 14 dias / 13 noites

PARA QUEM? Lua de mel, Amigos, Amantes de vinho e gastronomia, Viajantes solo.

SAÍDAS: 25/06/2021


Fale com um especialista e garanta sua viagem! Mail: reservas@colombitravel.com.br Tel e Whatsapp: +55 11 91059 4126 Siga nosso instagram @colombitravel


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Explore a riqueza da história e cultura que a Rússia oferece. Com passeios inclusos, Experiências gastronômicas autênticas, Hospedagens premiuns, Tour líder russa fluente em português, traslados e aéreos internos inclusos nessa viagem memorável!